Conforme antecipado pela Agência CanalEnergia na semana passada, a Cemig lançou nessa segunda-feira, 3 de abril, um edital para alienação de 15 Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas com capacidade total de 41,2 MW. Será ofertado um lote único, composto de ativos da Cemig GT e da Horizontes Energia, sua subsidiária integral, localizados em Minas Gerais e em Santa Catarina. O leilão acontecerá em 10 de agosto a um valor mínimo para de R$ 48,2 milhões.

De acordo com o planejamento estratégico da estatal mineira, a venda tem por objetivo melhorar a eficiência operacional e a alocação de capital da companhia, que foca em projetos de usinas maiores como Emborcação (1.192 MW) e Três Marias (396 MW).

Os empreendimentos que compõem o lote serão alienados sem vínculos contratuais de fornecimento da energia gerada. Também é proposto, a critério do comprador, manter operação assistida por três meses, mediante celebração de contrato de prestação de serviços. A lista técnica dos ativos pode ser consultada aqui.

Os interessados podem solicitar acesso ao data room do certame, consultando o item 04 do anexo B do edital do processo. O acesso pode ser solicitado até o dia 12 de abril pelos interessados. As visitas técnicas serão agendadas para realização entre 8 de maio e 14 de julho deste ano.